INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 2 9 ( i n t e r n o ) / 1 5 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor reflecte: "A avaliar pelo tipo de reportagens apresentadas, a ciência e tecnologia configura-se como sendo simplesmente TUDO que nos rodeia, "se és jovem, e fizeste uma montagem no Photoshop ou no SolidWorks então olé! já aconteceu ciência".

Galeria do Insólito
Desta vez, uma contribuição da UOSE, tão longe e tão perto de nós... "Aqui apresento a primeira página do meu dicionário óptico com algumas palavras e pequenas frases que se ouvem no laboratório de óptica."

Asneira Livre
Leitor revela: "Hoje quero aproveitar este espaço que o BIP me disponibilizou para compartilhar convosco alguns aspectos relacionados com a minha experiência, até à presente data, no INESC Porto".

Biptoon
Bamos Indo Porreiros

Especial
Está a chegar o bom tempo e as festas populares não tardam... Participe no novo concurso do BIP: Quadras de S. João.

Notícias

 

Uma experiência gratificante no INESC Porto


 Por Abailardo Moreira*

Caros leitores,

Hoje quero aproveitar este espaço que o BIP me disponibilizou para compartilhar convosco alguns aspectos relacionados com a minha experiência, até à presente data, no INESC Porto.

Vim para o INESC Porto, mais concretamente para a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), em Agosto do ano passado, para levar a cabo o meu trabalho de doutoramento enquanto aluno da FEUP. Desde então, as expectativas que tinha em relação à minha vinda para cá têm sido francamente correspondidas e, em alguns casos, até ultrapassadas.

Uma das coisas que me agradaram muito foi a boa e calorosa recepção que tive aquando da minha chegada. Tanto eu como os outros bolseiros que chegaram na mesma altura, tivemos a honra de, em conjunto, ser recebidos pessoalmente pelo Presidente do INESC Porto para nos dar as boas vindas. Também fiquei muito agradecido pelas diligências do responsável da UESP no sentido de me ajudar a ter uma rápida integração no ambiente da "casa", apresentando-me, logo no dia em que cheguei, a todos os colaboradores da Unidade e explicando-me, atempadamente, aspectos importantes sobre o funcionamento e os regulamentos desta instituição.

A nível de relacionamentos pessoais, o ambiente de trabalho fraterno e dinâmico que aqui existe tem-me facilitado estabelecer relações de boas amizades com muitos "inesquianos". Para além de relações de amizade, a troca de conhecimentos científicos ou técnicos com outros estudantes e investigadores tem sido bastante útil para o avanço do meu projecto de doutoramento.

Quero expressar, também, a minha satisfação em relação aos meios e equipamentos que me são permitidos usar. Neste aspecto, tudo o que é necessário para o bom andamento do meu trabalho têm-me sido facultado. Além disso, agrada-me poder estar a trabalhar numas instalações modernas e confortáveis.

Têm sido excelentes os apoios que recebo de várias pessoas desta instituição na resolução de diversos problemas com que me defronto no meu dia a dia. Desde problemas relacionados com o uso de computadores, alojamento, a questões inerentes ao meu projecto de investigação, são muitas as pessoas que me têm dado preciosas ajudas.

Por último, mas não menos importante, um facto que muito me apraz é a constatação de que me encontro numa instituição de investigação e desenvolvimento de elevada reputação, tanto a nível nacional, como internacional, pelo número, qualidade e relevância dos projectos em que se encontra envolvida e serviços que presta a diversos tipos de entidades.

Para concluir, embora existam alguns aspectos que não são do meu total agrado e que não valem a pena serem aqui mencionados pela sua insignificância, a minha estadia no INESC Porto está a ser agradável e a corresponder inteiramente às minhas expectativas.

* Colaborador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)

 

Asneira livre

Espaço para opiniões, sugestões e críticas dos colaboradores, onde as contribuições são publicadas sem qualquer intervenção editorial. As opiniões/sugestões/críticas podem ser enviadas para bip@inescporto.pt, não devendo ultrapassar os 2500 caracteres (espaços entre palavras incluídos).