Galeria Jorge de Sena
 
B o l e t i m N ú m e r o : 3 8 ( i n t e r n o ) / 2 4 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitores contam a má experiência de terem sido assaltados em pleno campus da FEUP. Um relato que procura alertar os colegas e prevenir futuras situações semelhantes»

Galeria do Insólito
Na Semana Aberta da FEUP, recebemos a visita de uns alunos estranhos que vieram pelo parque das traseiras e fizeram fila para entrar no edifício»

Asneira Livre
Leitora oferece uma homenagem às mulheres portuguesas, sem esquecer as mulheres inesquianas »

Biptoon
Bamos Indo Porreiros »

Especial
A Semana Aberta da FEUP trouxe ao INESC Porto algumas centenas de alunos de várias escolas secundárias do norte do país. Saiba o que José Carlos Caldeira, Ireneu Dias, Filipe Pinto, Cláudio Monteiro e José Lino Oliveira fizeram para despertar nos alunos o gosto pelas engenharias»

Notícias »

 

Escolas visitam INESC Porto na Semana Aberta da FEUP

A Faculdade de Engenharia da Universidade (FEUP) recebeu, de 1 a 5 de Março, mais de 2000 alunos provenientes de cerca de 60 escolas secundárias do Norte do país. À semelhança das edições dos anos anteriores, a “Semana Aberta" cumpriu o seu objectivo de procurar despertar o interesse do público mais jovem pelas engenharias.

Sendo associado da FEUP e estando integrado no seu espaço, também o INESC Porto participou activamente nesta iniciativa, tendo recebido as Escolas de Águas Santas, Fontes Pereira de Melo, Ribeirão, Ermesinde, Maia, Peso da Régua, Filipa de Vilhena, Rodrigues de Freitas, Emídio Navarro, Colégio de Cedros, Colégio dos Carvalhos, Colégio do Infante e Escola Profissional de Gaia.

Durante os cinco dias do evento, alunos e professores puderam assistir à apresentação da instituição e das respectivas áreas de I&D, pelo director José Carlos Caldeira.

Na área de optoelectrónica e sistemas electrónicos, Ireneu Dias e Filipe Pinto deram ênfase à implementação e testes de circuitos electrónicos, desenho de placas de circuito impresso e projecto de dispositivos lógicos programáveis. Foram ainda referidas experiências de campo na área dos sensores de fibra óptica, em aplicações de engenharia civil e ambiente.

Cláudio Monteiro apresentou os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) usados no INESC Porto para o planeamento de recursos energéticos renováveis, planeamento de redes de electricidade, previsão geográfica de consumos e sistemas geográficos de ajuda à decisão. A apresentação expôs ainda exemplos da aplicação destas ferramentas de cálculo geocomputacional.

Filipe Pinto e Ireneu Dias demonstraram ainda, através de simulação em computador, os efeitos da variação da frequência de amostragem e do número de bits, em sinais de áudio e em várias imagens.

Finalmente, na área dos sistemas de informação e comunicação, José Lino Oliveira mostrou o mapa interactivo da Maia que permite, entre outras funcionalidades, localizar desde ruas a outras infra-estruturas existentes (ex. farmácias, centros saúde, etc.), e fazer uma verdadeira visita fotográfica, navegando pelos céus da cidade.

José Carlos Caldeira, director do INESC Porto, apresenta a instituição aos alunos da Escola de Filipa de Vilhena. Ireneu Dias apresenta a área de Optoelectrónica aos alunos da Escola de Águas  Santas.
José Lino Oliveira apresenta os "SIG aplicados às autarquias: o mapa interactivo da Maia" aos alunos da Escola de Peso da Régua. Cláudio Monteiro apresenta os "SIG para o planeamento energético" aos alunos da Escola de Ermesinde.
Filipe Pinto apresenta os "Efeitos do processamento digital de sinais de áudio e vídeo" aos alunos da Escola do Infante. Jornalistas do Diário de Notícias e Comércio do Porto falam com João Peças Lopes, coordenador-adjunto da Unidade de Sistemas de Energia.