Como é sabido, a empresa Metro do Porto tem vindo a explorar
um sistema de metro ligeiro na Área Metropolitana do Porto,
que, além da dimensão já significativa, combina modos de
operação que não são comuns, quer em sistemas ferroviários,
quer em metropolitanos convencionais: por um lado, a
regulação de circulação faz-se quer por horário quer por
intervalo de tempo entre composições, dependendo dos troços;
por outro lado, o canal de circulação pode ser exclusivo ou
com atravessamentos rodoviários e pedestres.
Os sistemas de sinalização actuais foram essencialmente
concebidos para o tráfego ferroviário pesado, sendo
desajustados para estes novos cenários de exploração. Neste
contexto, a Metro do Porto identificou uma oportunidade de
desenvolver um novo sistema de sinalização capaz de
satisfazer os requisitos operacionais e de segurança de um
metro ligeiro, tendo em vista a sua certificação, de acordo
com as normas europeias mais recentes. Para tal decidiu unir
esforços juntando uma empresa já com alguma experiência
nesta área, a Efacec, e um conjunto de instituições de I&D
capazes de orientar competências para esta área - a FEUP, a
Universidade de Aveiro e o INESC Porto.
Neste momento, está constituído um grupo de trabalho que
tem vindo a analisar as múltiplas vertentes técnicas desta
intervenção, esperando-se em breve a assinatura de um
protocolo que permita enquadrar um conjunto de projectos
subsequentes.
<< Anterior
| Seguinte >>
|