B o l e t i m Número 55 de Outubro 2005 - Ano VI
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

UESP encerra primeira fase do projecto Eureka-Izaro e apoia a realização de contrato de transferência de tecnologia

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) procedeu ao encerramento oficial da primeira fase do projecto Eureka-Izaro no dia 10 de Outubro, nas instalações do INESC Porto.

O Consórcio Eureka-Izaro, constituído entre o INESC Porto, a Softi9 –Inovação Informática, Lda (Aveiro) e a Informática 68, S.A (San Sebastián, Espanha) concluiu a primeira fase do desenvolvimento de um conjunto de novas ferramentas de apoio à gestão de operações em ambientes produtivos de produção discreta.

Em resultado do desenvolvimento do projecto, já está operacional uma aplicação informática – O Escalonador IZARO GREY- que permite a programação de operações de fabrico de forma optimizada em cenários de produção repetitiva, com evidentes ganhos de produtividade. A ferramenta que agora se disponibiliza no mercado Português e Espanhol, e resultante de estreita colaboração entre os três parceiros do consórcio, permite realizar a programação das operações de produção em ambientes produtivos de forma optimizada de acordo com os critérios de negócio privilegiados pela empresa sejam a minimização dos prazos de entrega ou a maximização da ocupação dos recursos produtivos.

Os ganhos decorrentes da sua utilização traduzem-se tanto nos aspectos económicos, decorrentes da melhoria de produtividade, como nos aspectos comerciais pelo aumento do cumprimento dos prazos de entrega.

O impacto da utilização do novo Escalonador de produção é tanto maior quanto mais complexo for o ambiente produtivo, traduzido em termos de número de operações a programar ou pela existência de estrangulamentos de capacidade no sistema produtivo.

Durante o encontro foi assinado um contrato de transferência de tecnologia entre a Softi9, representada por Jorge Serrano e a I68 representada por José Galdona, que contou com o apoio do Centro Português de Inovação, de que o INESC Porto é parceiro.

Foram ainda planeadas as próximas fases do projecto que incluirão por um lado melhorias neste escalonador repetitivo e por outro lado o desenvolvimento de um escalonador da produção em ambientes de projecto.



<< Anterior | Seguinte >>