B O L E T I M Número 77 de Novembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto e Invicta Angels na Plataforma FINICIA

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto e a Invicta Angels passam a integrar a Plataforma FINICIA como entidades dinamizadoras. Esta adesão foi formalizada através de uma adenda ao protocolo de colaboração assinada no dia 25 de Outubro, pelas 14h30, nas instalações do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Tendo como objectivo facilitar o acesso ao financiamento pelas empresas de menor dimensão, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) desenvolveu o projecto FINICIA, que procura promover o acesso a capital e ao crédito necessário às empresas nas fases iniciais do seu ciclo de vida, através do estabelecimento de parcerias público-privadas. Apresentando o projecto como uma solução para lançamento de start-ups, o IAPMEI assume através desta plataforma o risco das operações financeiras envolvidas.

Com três eixos de intervenção, o programa está vocacionado para apoiar diferentes tipos de projectos. O primeiro eixo visa apoiar projectos empresariais com elevado conteúdo de Inovação, aos quais seja atribuído o Estatuto IAPMEI Inovação. Já o segundo está encarregado do apoio a negócios emergentes de pequena escala através de estruturas adequadas de financiamento por capital próprio e/ou por capital alheio, enquanto o terceiro apoia iniciativas empresariais de interesse regional.

O apoio financeiro aos projectos é feito através do envolvimento de uma sociedade de capital de risco, para a vertente de financiamento por capital, e de uma instituição bancária e uma sociedade de garantia mútua, no caso do investimento ser financiado por empréstimo bancário.

Através da mobilização de instrumentos públicos como o Fundo de Sindicação de Capital de Risco, e o Fundo de Contragarantia Mútuo, que ressegura a actividade das Sociedades de Garantia Mútua, o IAPMEI incentiva as entidades financiadoras a alargar a sua actuação a um leque mais vasto de PME.

Mais informações no site do IAPMEI.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.