B O L E T I M Número 77 de Novembro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto LA contrata mais três doutorados

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto contratou recentemente, ao abrigo do seu estatuto de Laboratório Associado, três investigadores doutorados: Abdur Rais para a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e Rute Sofia e Paulo Mendes para a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM).

Abdur Rais tem um doutoramento em Investigação Operacional com mais de 12 anos de experiência (na Motorola) em planeamento da produção, escalonamento, desenvolvimento de mercado/negócios, estratégias, informações de negócio, due dilligence (diligências preparatórias), novas empresas. Melhorou consideravelmente o planeamento e escalonamento semicondutor de sistemas na Motorola através da concepção, desenvolvimento e adopção de novos sistemas tecnológicos. 

Participou na concepção, desenvolvimento e implementação pioneiros de inventário de controlo/planeamento/previsão com base optimizada e sistemas de selecção e venda para fabrico de semicondutores. 

Abdur fez também investigação extensa em assuntos complexos relacionados com problemas de optimização combinatória – estabelecimento de alguns modelos de programação matemática e algoritmos lineares.

Além disso, desenvolveu algoritmos e implementação/codificação acompanhada em aula de um escalonamento de software eficiente e em larga escala para o Continuing Education Service (Serviço de Educação Contínua) da Universidade de Purdue.

O novo doutorado do INESC Porto realizou ainda investigação aplicada para a concepção e planeamento de montagem robótica de alguns produtos industriais no Computer Integrated Manufacturing Lab (Laboratório de Produção Integrada de Computação) da Universidade de Purdue.

Rute Sofia (grad 95; MSc 98; PhD 04) encontra-se actualmente no INESC Porto como co-responsável da nova área Internet Architectures and Networking (IAN) da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM). A área IAN foca-se em comunidades na Internet, bem como ambientes moveis (comunidades mesh).

Antes de integrar o INESC Porto, foi Senior Research Scientist (2004-2007) na Siemens AG Corporate Technology/Nokia-Siemens Networks, Munique, estando envolvida, entre outros tópicos, em conceitos de mobilidade global em redes multi-acesso (e.g., Mobile IP, WiMAX, 3G) e também em novos paradigmas de encaminhamento (e.g.,Ethernet frame routing, network coding).

Entre 2000-2003 foi investigadora convidada no centro de investigação Internet Center for Advanced Internet Research (ICAIR), Evanston, USA e também investigadora convidada na Universidade da Pensylvania. Anteriormente integrou outras posições quer académicas (Senior Resarcher na Bundeswehr University, 2003), quer na indústria (FCCN, 98-2002; Grupo Forum, 1995-2002).

Paulo Mendes concluiu uma Licenciatura em Engenharia Informática (1993) pela Universidade de Coimbra, um Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (1998) pela Universidade Técnica de Lisboa e um Doutoramento em Engenharia Informática (2003) pela Universidade de Coimbra.

Durante o seu percurso de doutoramento, passou três anos como professor convidado na Universidade de Columbia e desde 1993 que tem vindo a participar em diversas actividades e projectos europeus como os COST263, Telematics Applications/Safety-net, COST290, e IST Ambient Networks. De 1996 a 2003, trabalhou como investigador no Laboratório de Comunicações e Telemática (LCT) do Centro de Investigação da Universidade de Coimbra (CISUC).

De 2003 até 2007 foi investigador principal no NTT DoCoMo Euro-labs. Actualmente, e em conjunto com Rute Sofia lidera a área de Internet Architectures and Networking – IAN (Redes e Arquitecturas Internet) da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto.

Para além disso, é membro do IEEE Communication Society e colaborador da IETF (Internet Engineering Task Force). Os seus maiores interesses de investigação recaem sobre a arquitectura de Internet para dispositivos Multihomed, encaminhamento, esquemas de mecanismos de transporte e novos modelos para o trabalho em rede na comunidade.

 



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.