B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USE reforça presença nos Balcãs

Imagem Principal Artigo

Tiveram lugar no mês de Janeiro as kick-off meetings de dois novos projectos do programa TEMPUS em que o INESC Porto participa através da sua Unidade de Sistemas de Energia (USE). 

O primeiro designa-se por JADES - Joint Advanced Doctoral Degree in Energy Systems e corresponde a um desenvolvimento do anterior projecto TEMPUS CEFES - Cost Effective and Environmentally Friendly Energy Systems, que organizou um programa de Mestrado para as Universidade de Tuzla (Bósnia), Novi Sad (Sérvia) e St. Kiril i Methodius (Macedónia).

O projecto CEFES foi um êxito e pode ser apreciado devidamente numa visita a www.cefes.untz.ba. O TEMPUS JADES corresponde agora ao lançamento de um moderno programa de doutoramento nas mesmas universidades, seguindo o esquema de Bolonha e também já tem sítio oficial em www.jades.fe.untz.ba.

A cooperação da União Europeia junta ao INESC Porto uma equipa de "velhos conhecidos" das Universidades de Manchester e de Atenas, que têm sido parceiros em diversos projectos europeus. Nestes projectos a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) tem também participado e espera-se que num futuro próximo alguns estudantes de doutoramento venham a fazer estadias prolongadas no Porto.

O segundo projecto, denominado TEMPUS SEECEN - South East Europe Continuing Education Network,  tem por objectivo organizar uma formação avançada em sistemas de energia eléctrica, orientada para os quadros técnicos das empresas do sector, bem como organismos governamentais e reguladores.

Neste caso, aos países anteriormente referidos dos Balcãs (Sérvia, Bósnia e Macedónia) junta-se a Albânia, sendo a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia) a entidade contratante da UE e tendo como outro parceiro europeu a Universidade de Darmstadt (Alemanha).

A visibilidade que este projecto poderá assegurar vem na continuação natural das actividades que a USE tem desenvolvido para os reguladores da Bulgária e da Hungria.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.