B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC coloca Norte em Rede

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto tem vindo a colaborar com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) no desenvolvimento da Plataforma Colaborativa “Norte em Rede”.

Esta Plataforma irá constituir um instrumento fundamental para a CCDR-N, em estreita colaboração com os principais actores regionais, apoiar a gestão e disseminação de conhecimento e informação estratégica de suporte ao planeamento, programação, execução e avaliação de iniciativas de desenvolvimento regional.

Pretende-se que seja um instrumento importante para ajudar a Região Norte a abandonar os últimos lugares do desenvolvimento regional a nível europeu.

Esta Plataforma está estruturada em torno de cinco grandes secções: Pacto Regional para a Competitividade do Norte de Portugal; Administração Regional em Rede; Rede de Informação Regional; Observatório de Dinâmicas Territoriais e Instrumentos de Financiamento Nacionais e Comunitários.

Ao nível da Secção “Pacto Regional” é disponibilizada informação actualizada, nomeadamente notícias, publicações e eventos, relativa à elaboração, desenvolvimento e monitorização do Pacto Regional para a Competitividade do Norte de Portugal e dos seus 15 Planos de Acção (Inovação; Internacionalização; Turismo; Indústrias Criativas; Moda; Saúde; Mar; Empregabilidade; Mobilidade, Transportes e Logística; Região Digital; Acolhimento Empresarial; Energia; Desenvolvimento Rural Sustentável; Cidades e Urbanismo e Ambiente).

São também disponibilizadas funcionalidades necessárias à gestão de informação por parte do Comité de Pilotagem, da Comissão de Acompanhamento e dos peritos associados a cada Plano de Acção, bem como Fóruns de participação e consulta pública.

A Rede de Informação Regional oferece, como o próprio nome indica, informação de cariz regional, nomeadamente as notícias mais recentes, diversas publicações e eventos de interesse regional. É também disponibilizada informação sobre convites públicos abertos para a apresentação de candidaturas, a legislação do dia ou a conjuntura regional, bem como notícias de sites de interesse regional actualizadas por RSS e diversos links institucionais relevantes.

Na secção Financiamento surge informação sobre notícias, convocatórias abertas, eventos e publicações referentes aos financiamentos disponíveis em vários programas nacionais e comunitários: ON.2 O Novo Norte; PO Valorização do Território; PO Factores de Competitividade; PO Potencial Humano; Programa de Desenvolvimento Rural; PO Pesca; Pos Cooperação Territorial (Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha; Cooperação Inter-regional INTERREG IV-C; Cooperação Transnacional “Espaço Atlântico”.

Disponibiliza ainda informação sobre os seguintes programas: Cooperação Transnacional “Sudoeste Europeu”; 7º Programa-Quadro de I&D; RTE de Transportes; RTE de Energia; Marco Polo II; Educação e Formação; Competitividade e Inovação; PROGRESS; Life+; Protecção Civil; Saúde Pública; Protecção dos Consumidores; Cultura; Juventude em Acção; Media; Cidadãos pela Europa; Cooperação para o Desenvolvimento e Fundo Europeu para a Globalização.

A secção Administração Regional em Rede irá suportar a actividade do Conselho de Coordenação Intersectorial e o Conselho Regional e disponibilizar informação de e para os principais serviços desconcentrados, associações de municipios e municípios.

Por seu lado, a secção Observatório de Dinâmicas Territoriais irá disponibilizar estudos e informação estatística de suporte à decisão ao nível do desenvolvimento regional.

Prevê-se que uma primeira versão da referida Plataforma Colaborativa seja disponibilizada à generalidade dos actores regionais e locais até final do primeiro trimestre de 2008.

A equipa técnica do INESC Porto é liderada por Paulo Melo da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) e conta com a colaboração do Serviço de Informação de Gestão (SIG).



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.