B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

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Projecto PROTET com balanço psicológico e educacional positivo

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O projecto PROTET (Promoção das Tecnologias de Electrónica e de Telecomunicações), desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do INESC Porto, teve um impacto educacional muito relevante sobre os alunos da Escola Fontes Pereira de Melo envolvidos na primeira etapa. Esta foi a principal conclusão do relatório de avaliação realizado pela psicóloga que acompanhou os alunos durante o decorrer do projecto, Lucinda Saldanha.

A psicóloga concluiu que o projecto foi uma verdadeira experiência de vida para os alunos, na medida em que os ajudou a desenvolver as suas competências profissionais, sociais, de integração e de escolha, o que permitiu, em última análise, um forte crescimento psicológico.

Além disso, o PROTET, cuja primeira etapa se desenrolou em três fases (preparação dos alunos no INESC Porto, estágio em empresas como EFACEC, Microprocessador, Chipidea e FiberSensing, e divulgação do projecto) veio confrontar os alunos com a necessidade de fazer uma escolha, o que teve um grande peso na formação dos seus objectivos profissionais e ajudou a desfazer o estado de confusão vocacional em que os alunos se encontravam antes do início do projecto.

A exploração do mercado de trabalho através da sua experiência como estagiários em diversas empresas e a construção de uma rede de contactos na sua área de estudo são também aspectos que Lucinda Saldanha aponta como cruciais no relatório.

Os alunos consideram ainda que conseguiram atingir os objectivos propostos, afirmando até que os resultados do projecto ultrapassaram todas as suas expectativas, já que entraram em contacto com equipamentos electrónicos e materiais aos quais não tinham acesso na escola, ficando surpreendidos com as potencialidades da sua área profissional.

Também a um nível social e relacional foi sentida uma grande evolução por parte dos alunos, tendo desenvolvido a capacidade de apresentação e exposição de si próprios a empresas, assim como a sensibilidade para ajustar a sua postura e comportamento a um ambiente profissional.

O elevado grau de aprendizagem e desenvolvimento profissional, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos, o desenvolvimento das capacidades de manipulação de equipamento electrónico, bem como um notório crescimento pessoal foram as principais valias que os alunos retiraram do projecto, segundo a avaliação de Lucinda Saldanha.

Está a decorrer actualmente a segunda etapa do projecto, com uma nova turma da Escola Fontes Pereira de Melo, que irá terminar em Junho de 2008.



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