B O L E T I M Número 80 de Fevereiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC apresenta primeiros resultados da Reengenharia da Framework SAGA

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) apresentou recentemente os primeiros resultados da reengenharia da Framework SAGA, no âmbito do projecto SAGAWEB.

O objectivo é o de disponibilizar as aplicações SIGMA com a mesma facilidade de desenvolvimento sob o paradigma da WEB 2.0. Para tal, foi feito um benchmarking de tecnologias de desenvolvimento envolvendo Ruby-on-Rails, Silverlight, ASP.NET, .NET e ASP.NET com Gaia Ajax Framework.

Foi seleccionada a última alternativa, envolvendo ASP.NET com Gaia Ajax Framework, por ter sido a solução que melhor respondeu aos critérios de Compatibilidade, Portabilidade, Web Design e Usabilidade, Desempenho, Suporte, Robustez e Facilidade de Desenvolvimento, Maturidade e Difusão, Componentarização e Integração, Facilidade de Manutenção e Extensão e, por fim, Custo de Licenciamento.

A nova Framework permitirá disponibilizar as aplicações SIGMA em ambientes nativos Linux.

Os testes preliminares demonstraram a facilidade de migração das aplicações, com baixo esforço de desenvolvimento, focado essencialmente no enriquecimento da interface das aplicações e visando funcionalidades da WEB 2.0.

Este é um exemplo de como a Engenharia de Software pode auxiliar uma Software House a evoluir a sua base tecnológica sem consequências disruptivas.

Recorde-se que a Framework SAGA foi desenvolvida no INESC Porto na década de 80, sob a coordenação de João Pascoal Faria, e durante duas décadas serviu de base ao desenvolvimento das aplicações de gestão autárquica SIGMA, presentes em mais de metade das autarquias portuguesas.

A robustez e as características desta Framework permitiram-lhe sobreviver e acompanhar as diversas actualizações tecnológicas mantendo-se como referência no mercado.

A equipa do projecto é constituída por Anabela Soares, Hernâni Fernandes e Rui Barros. O coordenador científico é João Pascoal Faria.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.