Investigadores do CRACS visitam universidades americanas
De 3 a 9 de Março, uma delegação do CRACS - INESC Porto LA (Center for Research in Advanced Computing Systems), constituída por Fernando Silva, Vítor Santos Costa, Inês Dutra e Álvaro Figueira, encontrou-se com responsáveis e investigadores associados aos programas de colaboração entre universidades portuguesas e americanas.
Os investigadores do CRACS visitaram a Universidade de Carnegie Mellon (CMU), procurando estabelecer parcerias com o Electrical and Computer Engineering e a School of Computer Science.
Desta visita resultou uma co-orientação de doutoramento de um aluno americano e prosseguem conversas para a criação de mais parcerias.
O grupo do CRACS visitou ainda a Universidade do Texas em Austin (UT-Austin), juntamente com os directores do programa "Advanced Computing Program" do CoLab@Portugal.
Durante a visita foram estabelecidos contactos preliminares com professores do Electrical and Computer Engineering, do Department of Computer Sciences, e com a School of Information, tendo-se chegado a uma excelente base de entendimento para a criação de projectos conjuntos.
Foram também visitados o Texas Advanced Computing Centre (TACC) e a Austin Technology Incubator (ATI). Nesta iniciativa, que teve como cicerone David Gibson do IC2 Institute, participaram igualmente jornalistas do Público e do Expresso. |