B O L E T I M Número 81 de Março 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Livro “Brain Machine Interface Engineering” apresentado no INESC Porto

Imagem Principal Artigo

“Brain Machine Interface Engineering” é o título do sexto livro de José Carlos Príncipe, presidente da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC Porto, que foi apresentado no dia 7 de Março no auditório do INESC Porto.

Com a mediação de Artur Pimenta Alves, director do INESC Porto, a apresentação teve início com uma breve introdução ao percurso de vida do autor e à temática do livro, por parte de Pedro Guedes de Oliveira, consultor da Direcção do INESC Porto.

De seguida, António Martins da Silva, director clínico do Hospital de Santo António e professor catedrático convidado do ICBAS, fez uma breve intervenção, onde deu uma perspectiva médica sobre a área da Neurologia.

Perante uma plateia atenta e interessada, José Carlos Príncipe, professor e investigador da Universidade da Florida, que foi galardoado em 2007 com o Prémio de Carreira “IEEE Engineering in Medicine and Biology Society Career Achievement Award”, explicou os principais temas do livro que escreveu em parceria com o seu aluno já doutorado Justin Sanchez, tais como a descodificação de intenção de movimento dentro do cérebro humano, permitindo que, por exemplo, as pessoas com paralisia sejam capazes de concretizar movimentos.

A apresentação terminou com uma breve sessão de debate, onde os mais curiosos puderam colocar questões sobre neuroengenharia computacional, área em que José Carlos Príncipe é considerado um dos líderes mundiais.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.