B O L E T I M Número 81 de Março 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto com boa adesão na Semana Aberta da FEUP

Imagem Principal Artigo

Tendo a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) como associada, o INESC Porto abriu as suas portas à Semana Aberta da FEUP, de 12 a 14 de Março, que teve este ano como tema principal “Profissão: Engenheiro”.

Cerca de 1000 alunos do secundário aderiram a esta iniciativa, que viu este ano o seu formato completamente alterado. O tema do evento foi subdividido em cinco percursos temáticos (Salvo o Planeta; Desenho o Novo Homem; Crio a Sociedade do Futuro; Torno as Empresas mais Competitivas e Construo um Mundo Novo), tendo o INESC Porto participado em quatro desses percursos, contando com a visita de mais de três centenas de alunos.

Em “Salvo o Planeta”, os alunos ficaram a conhecer o Sistema de Controlo de Energia Eléctrica da Ilha das Flores nos Açores, com o projecto MORE CARE EDA, da Unidade de Sistemas de Energia (USE), que foi apresentado aos alunos por Luís Seca.

O projecto CAALYX, da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), que cria um ambiente inteligente com o objectivo de ajudar a população idosa, foi apresentado por Carlos Tavares aos alunos que tinham como missão “criar a sociedade do futuro”. Os visitantes tiveram a oportunidade de  ver e experimentar os aparelhos usados para medir a tensão e os batimentos cardíacos no projecto.

A “Criar a Sociedade do Futuro” ajudou também a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), com a apresentação de Conteúdo Multimédia adaptado ao Contexto de Utilização, por Fabien Gouyon e Luís Gustavo Martins.

“Torno as empresas mais competitivas” foi o mote usado por Rui Diogo, da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), para explicar aos alunos a importância da área da Gestão Industrial e Automatização da Logística Interna para as empresas industriais.

Diana Viegas, Filipe Magalhães, Joel Carvalho e José Marques foram os colaboradores da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) que apresentaram aos alunos a fibra óptica, explicando-lhes as aplicações práticas dessa estrutura, que possui as dimensões de um fio de cabelo.

O INESC Porto foi, assim, um importante agente desta iniciativa que tem como principal objectivo cativar os jovens estudantes do ensino secundário para a área das engenharias.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.