B O L E T I M Número 81 de Março 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto e U.Porto organizam palestra com especialista da UT-Austin

Imagem Principal Artigo

A U.Porto e o INESC Porto organizaram a palestra "The Wiki State: Transforming Government With New Internet Tools", proferida por Gary Chapman, professor da Universidade do Texas em Austin, que se realizou no dia 14 de Março, na FEUP.

Este evento, realizado no âmbito do programa UT Austin-Portugal, foi apresentado pelo director do INESC Porto, Artur Pimenta Alves, e teve como mote o aparecimento de novas ferramentas "Web 2.0" na Internet tais como blogs, wikis, mapas, galerias de vídeo e imagem e páginas de redes sociais, que oferecem algumas oportunidades interessantes e potencialmente históricas para a transformação dos governos.

Os cidadãos, que usam ferramentas online e informação governamental em formato aberto, estão a criar novas experiências de transparência dos governos, responsabilização e criação de conhecimento, reduzindo assim as fronteiras entre cidadãos voluntários e autoridades governamentais.

Esta palestra, que teve uma adesão bastante significativa, descreveu algumas destas inovações, com particular ênfase sobre sistemas informáticos de prevenção de desastres, transparência fiscal e as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos.

Gary Chapman é director do The 21st Century Project e membro da Lyndon Baines Johnson School of Public Affairs da Universidade do Texas, em Austin. Esta faculdade é responsável pelo ensino de assuntos de ordem pública. Chapman é também Director Associado do Telecommunications and Information Policy Institute.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.