B O L E T I M Número 81 de Março 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UESP desenvolve projecto SIMULOG

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) iniciou em 2007 o projecto SIMULOG - Simulação e operação de sistemas de logística interna, financiado pelo programa PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia), que tem por objectivo o desenvolvimento de um conjunto de componentes de software que facilitem a construção de modelos de simulação de sistemas de automação da logística interna de empresas industriais. O promotor único do projecto é o INESC Porto.

O projecto SIMULOG pretende reduzir significativamente o esforço de concepção, desenvolvimento e teste destes sistemas de automatização da logística interna (movimentação e armazenamento dos produtos em curso de fabrico), utilizando a ferramenta de simulação ARENA.

Este projecto tem três inovações principais: a primeira prende-se com a criação de componentes de simulação desenvolvidos em ARENA, que permitam construir rapidamente um modelo de simulação de sistemas de logística interna; a segunda inovação é a criação de modelos de simulação com a possibilidade de simular o comportamento do hardware (sensores e actuadores) utilizado nos sistemas de logística interna; a terceira inovação consiste na criação de componentes de automação que possam ser reutilizados no desenvolvimento do software de automação dos sistemas de logística interna. 

Os destinatários dos resultados do projecto são sobretudo as empresas que concebem e desenvolvem sistemas de logística interna, utilizando-os no projecto, desenvolvimento e teste destes sistemas. Outras entidades da envolvente empresarial (entidades do Sistema Científico e Tecnológico) e empresas que tenham de conceber ou auditar estes sistemas de logística interna poderão também retirar benefícios importantes dos resultados do projecto SIMULOG.

O SIMULOG vem assim colmatar uma lacuna no mercado nacional e internacional de sistemas de logística interna, ao permitir que as empresas instaladoras corram menos riscos nas instalações (identificando antecipadamente possíveis problemas) e possam reduzir significativamente os tempos e custos de desenvolvimento e teste nas instalações das empresas clientes, aumentando desta forma a sua competitividade.

Com os modelos de simulação desenvolvidos será possível testar o software de controlo, mesmo antes de o sistema físico ser instalado na empresa cliente, reduzindo significativamente o custo de desenvolvimento, melhorando a qualidade e reduzindo as quebras de produção durante a fase de instalação.

A empresa fabricante de calçado Codizo e a empresa instaladora de sistemas de logística interna Lirel participam na execução do projecto como entidades empresariais que asseguram a demonstração do SIMULOG.

O projecto é liderado por Paulo Sá Marques e conta com a colaboração de Fernando Guedes e de Sílvia Pereira.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.