INESC Porto
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 4 0 ( i n t e r n o ) / 2 6 ( p ú b l i c o )
 

 

 

UESP avança com projecto LINK ALL

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) organizou, nos dias 10, 11 e 12 de Maio, uma reunião do projecto LINK ALL (Local-communities INsertion NetworK para América), nas instalações do INESC Porto.

Conforme foi já noticiado no BIP, este projecto está a ser desenvolvido no âmbito do programa @LIS e inclui parceiros da Europa e América Latina.

O objectivo estratégico do projecto LINK ALL é promover, nas comunicações remotas da América Latina, um desenvolvimento sustentado, baseado na integração e promoção de actividades em três sectores-chave: artesanato, eco-agro turismo e cultura, recorrendo a informação avançada e tecnologias da comunicação.

Um olhar sobre o LINK ALL

Djamel Khatraoui, Centre de Recherche Public Henri Tudor, Luxemburgo
“Acho que o projecto é realmente interessante em termos de colaboração técnica. Estamos a desenvolver ferramentas técnicas para ajudar os latinos americanos nos seus trabalhos relacionados com trabalhos artesanais.”

João Augusto Fortes, Comité para a Democratização da Informática, Rio de Janeiro, Brasil
“Dá a possibilidade a comunidades remotas de terem acesso à tecnologia, informática e Internet.”

Tânia Maia, Star One, Brasil
“A nossa empresa oferece terminais para a conexão de satélites de banda larga. O nosso objectivo neste projecto é fornecer terminais a pequenas localidades que não têm acesso à Internet, especialmente a artesãos e pessoal de eco-turismo de modo a que possam divulgar e vender os seus produtos e, com isso, trazer o progresso à localidade em questão.”

Enrique Gallicchio, Centro Latino Americano de Economia Humana, Uruguai
“Para nós este projecto é muito importante porque entendemos que o LINK ALL pode apoiar fortemente as comunidades e os produtores locais e melhorar a sua qualidade de vida através do acesso às novas tecnologias e a mercados globais.”

Raúl Ruggia, Instituto de Computacion - Facultad de Ingeniera, Universidade de la Republica, Uruguai
“Penso que este projecto vai permitir aplicar técnicas para inclusão digital de comunidades que se enquadram na economia tradicional. Nesse sentido, vai permitir aplicar tecnologias avançadas para fazer uma ponte para as comunidades que não têm acesso à economia digital”.

Federico Piedrabuena, Instituto de Computacion - Facultad de Ingeniera, Universidade de la Republica, Uruguai
“A ideia é fazer-se um progresso tecnológico que seja benéfico para as populações sul americanas. Dar-lhes o acesso electrónico.”

Christina Tsagaraki, Instituto Latino Americano de Museos, Costa Rica
“Com este projecto esperamos que os museus possam entrar no mundo da Internet da maneira mais fácil e eficiente”.
Magdalena Supervielle, Manus del Uruguay, Uruguai
“Esperamos que este projecto permita uma ligação mais estreita dos artesãos da América Latina às novas tecnologias”.

Ricardo Scheneider, Comité para a Democratização da Informática, Rio de Janeiro, Brasil
“Com o LINK ALL esperamos ampliar a nossa actuação na Amazónia. Já trabalhamos lá, mas este projecto vai permitir uma intervenção mais alargada nesta zona”.