B o l e t i m Número 51 de Maio 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


N o t í c i a s  

INESC Porto perde colaboradora
Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
INESC Porto presente na 3 Mostra da UP
Francisco Assis visita instalações do INESC Porto
Novos desenvolvimentos no protocolo com a Clarke & Modet
UTM submete propostas de projectos ao IST-FP6 e à PT Sistemas de Informação... e assina acordo com a MOG Solutions
UESP inicia projecto AMI@NETFOOD... e divulga segunda newsletter do projecto REGINA
USE com novo contrato com o ONS... e vê investigador apresentar tese do mestrado na FEP
UOSE realiza última reunião do PLATON
USIC submete cinco propostas ao IST
Investigador da UTM apresenta INESC Porto em universidade holandesa
Multidisciplinaridade no INESC Porto
Torneio de Futebol arrancou a 2 de Maio
"Trapos com estilo", de Paula Castro em exposição
Novos Colaboradores
Roleta Russa

Ver Opinião 

 

N O T Í C I A S

UESP inicia projecto AMI@NETFOOD...

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) iniciou recentemente o projecto AMI@NETFOOD - Development of a long-term shared vision on AMI technologies for a networked agri-food sector, do sexto Programa Quadro da UE.

O objectivo do projecto AMI@NETFOOD é proporcionar uma visão a longo prazo sobre as tendências futuras na investigação científica e tecnológica orientada para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de “Inteligência Ambiente” (Ambient Intelligence) para o sector agro-alimentar.

Como resultado, o projecto AMI@NETFOOD irá definir uma Agenda de Investigação Estratégica, comum a um número de Estados Membros e Regiões da UE, que deverá orientar as actividades de IDT nas TICs com vista a responder às necessidades identificados pelo sector agro-alimentar.

O projecto irá proporcionar um quadro para discussão sobre as necessidades crescentes de serviços e aplicações móveis e colaborativas e formas inovadoras de resolver questões sociais prementes, com benefícios para os consumidores, a indústria e o ambiente.

Os resultados do projecto AMI@NETFOOD centrar-se-ão em soluções adaptáveis às necessidades locais/regionais das PME do sector agro-alimentar em temas como produtos e serviços “estendidos” inovadores; criação de conhecimento; partilha e exploração através de actividades colaborativas envolvendo entidades e indivíduos. Associadas a estas questões serão também tratados aspectos relacionados com a sustentabilidade rural.

O coordenador do projecto será o parceiro espanhol INNOPOLE, tendo como parceiros, para além do INESC Porto, organizações de mais 11 países europeus. Jorge Pinho de Sousa irá coordenar a participação do INESC Porto neste projecto.

 

... e divulga segunda newsletter do projecto REGINA

Os responsáveis pelo projecto europeu REGINA - Towards the setting up of a lasting partnership for REGional scientific, technological and Innovation kNowledge management in the Atlantic area - divulgaram recentemente a segunda newsletter, que pretende informar sobre os desenvolvimentos entretanto verificados.

O projecto visa identificar e explorar o potencial de inovação das regiões do Espaço Atlântico através do desenvolvimento das suas capacidades de gestão de conhecimento.

Recorde-se que a UESP participa neste projecto desde Novembro de 2003, sendo a equipa do REGINA formada por Jorge Miguens e António Correia Alves.

Mais informações na página web do projecto: http://regina.labein.es/regina/index.jsp 



<< Anterior | Seguinte >>