N O T Í C I A S
INESC Porto promove sessão de geração de ideias
Como fomentar a criatividade e a inovação nas organizações, nas relações, nos processos operativos, nos produtos, nos serviços? Esta foi a questão que motivou a realização do curso de “Processos Criativos”, no âmbito do projecto de formação inter-institucional FormInov.
Nesta acção, ainda em curso, participam Graça Barbosa (DIL), Lídia Vilas Boas (UESP) e Sandra Pinto (S.Com) do INESC Porto, bem como elementos da TECMINHO, PIEP, INEGI, IPATIMUP e INEB/IBMC.
Esta formação previa a organização, pelas participantes no curso, de uma sessão prática de aplicação de algumas das "Técnicas de Criação" em cada instituição participante. Para tanto, foi lançado o desafio a alguns elementos do INESC Porto, com o argumento de que a criatividade é uma capacidade que pode e deve ser exercitada, podendo o exercício ser útil para todas as áreas de trabalho e constituir o primeiro passo para melhorar a capacidade de geração de ideias no INESC Porto.
Tendo em conta que a multidisciplinaridade e diversidade das equipas é um dos factores potenciadores do surgimento de melhores ideias, convidaram-se pessoas com perfis diversos e representativos de várias áreas de competência do INESC Porto.
A sessão de geração de ideias teve lugar no dia 23 de Novembro, no Auditório do INESC Porto. Apesar de nem todos os convidados terem podido participar, a sessão, acompanhada pela formadora Katja Tschimmel e moderada pelas participantes no curso, contou com a participação de "criativos" da Direcção, UOSE, UESP, UTM, UITT e DIL.
Considerando a recente abertura de vários sistemas de incentivos no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégia Nacional, foi lançado o desafio de, através da aplicação de várias técnicas de criação (brainstorming, relações forçadas e brainpool), se tentar encontrar boas ideias para projectos com empresas.
A sessão foi classificada por todos como um sucesso, sobretudo pela demonstração das potencialidades da criação colectiva e multidisciplinar. Houve, efectivamente, uma profícua geração de ideias e o saldo foi muito positivo, embora o BIP não esteja autorizado a divulgá-las, pois poderão resultar em importantes projectos ou mesmo spin-offs de sucesso!
No balanço final da sessão, vários participantes manifestaram a opinião de que este tipo de sessões deveria ser repetido, ou até feito de forma sistemática.
|