B O L E T I M Número 79 de Janeiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USE participa no projecto INOVGRID

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) participa no projecto INOVGRID, que tem por objectivo desenvolver sistemas de telecontagem avançados com capacidade para apoiar a gestão comercial e técnica das redes de distribuição, envolvendo consumidores e microprodutores.

Este projecto é promovido pela EDP em conjunto com a EFACEC, JANZ e EDINFOR.

O INESC Porto tem uma participação relevante no projecto, que envolve também a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), estando responsável pela coordenação de dois dos módulos - Especificação funcional global e Estudos de Redes. O Instituto participa também em todos os restantes módulos e estruturas de coordenação do projecto.

O projecto teve início em 2007 e estender-se-à até 2010, envolvendo o desenvolvimento de uma arquitectura hieraquizada de gestão técnica e comercial que engloba vários componentes entre os quais: Energy Box (a montar na instalação de cada consumidor e onde ficarão instalados os sistemas de contagem, módulos de gestão da procura, de gestão técnica da microgeração e de cargas controláveis e ainda interfaces com utilizadores); sistemas de comunicação; concentradores de informação responsáveis por redes e consumidores de BT; e aplicações específicas para a gestão técnica e comercial de consumidores e das redes.

Este projecto envolve ainda o desenvolvimento de um protótipo de grande dimensão e o seu teste em ambiente real, antes de se proceder à certificação e ao desenvolvimento da solução industrial.

Este é um projecto de grande dimensão e mobiliza um volume apreciável de recursos por parte do INESC Porto. A equipa actualmente envolvida no projecto tem já 10 colaboradores, coordenados por João Peças Lopes.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.