B O L E T I M Número 79 de Janeiro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UESP organiza workshop final do projecto RCED

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) organizou, no dia 19 de Dezembro, o workshop final do projecto RCED (Redes Colaborativas de Elevado Desempenho no Norte de Portugal), que decorreu nas instalações da Escola de Gestão do Porto (EGP).

O workshop contou com a presença dos oradores António Lucas Soares, Luís Carneiro e Jorge Pinho de Sousa da UESP, Rui Patricio da Digital Partners, Maria José Silva da RAVT (Rede de Agências de Viagens e Turismo), João Alexandre Feijão do Grupo Mota-Engil e Olga Martins da Lavradores da Feitoria.

O projecto foi promovido pelo INESC Porto, tendo como parceiro a empresa Digital Partners. O RCED foi enquadrado no programa Operação Norte gerido pela CCDRN e decorreu entre Outubro 2005 e Setembro 2007.

O projecto teve como principais objectivos identificar e seleccionar as melhores práticas em redes colaborativas a nível nacional e internacional, reconhecer e caracterizar as estruturas de colaboração interorganizacionais (formais e informais) existentes no Norte de Portugal, propor e especificar melhorias ao nível das condições e estruturas de colaboração. Definiu ainda os requisitos para plataformas sócio- tecnológicas de suporte a estas redes.

Como resultados, o projecto RCED desenvolveu metodologias, guias e ferramentas para apoiar as PME na criação e gestão de redes colaborativas de organizações. Para cada tipo de rede identificada, especificam-se as condições favoráveis, as dificuldades mais comuns, casos de sucesso, os critérios para a avaliação do seu desempenho e as tecnologias de apoio disponíveis.

O projecto desenvolveu ainda um Kit de Iniciação à Colaboração que permite às PME realizarem um auto-diagnóstico sintético e apoiá-las no processo de criação e gestão de redes colaborativas. 

No endereço www.redescolaborativas.org encontram-se os principais resultados.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.