B O L E T I M Número 63 de Junho 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC participa em concurso para as Auto-Estradas Marítimas

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) foi recentemente convidada por um consórcio composto pela FORDESI, LINK, EDISOFT, CONSULMAR e MICROSOFT para participar numa proposta para o projecto PORTMOS (Integration of the Portuguese Ports and Maritime System in the Motorways of the Sea).

Este projecto consiste no desenho, especificação e desenvolvimento da info-estrutura de suporte às auto-estradas marítimas e foi lançado pela Associação dos Portos de Portugal.

O conceito das auto-estradas marítimas foi lançado pela União Europeia e destina-se a aliviar as infra-estruturas terrestres da pressão exercida pelo transporte rodoviário, permitindo também melhorar a acessibilidade às regiões mais periféricas da Europa e ultrapassar alguns constragimentos importantes, como a travessia dos Pirinéus e dos Alpes, que se encontram perto da saturação.

As auto-estradas marítimas diferenciam-se dos corredores marítimos normais por disponibilizarem um conjunto de serviços marítimos e intermodais ágeis, nomeadamente; terminais adaptados ao tráfego em causa; articulação eficiente com outros modos de transporte; Infra-estrutura de controlo de tráfego; transmissão electrónica de dados e informação administrativa; interoperabilidade e compatibilidade terminal/navio e utilização de navios inovadores e sistemas automatizados de carga e descarga.

A USIC foi convidada pelas reconhecidas competências que adquiriu no projecto SCOPE Sistema da Comunidade Portuária Electrónico (http://intranet.inescporto.pt/arquivo/bip/25/paginas/destaque.html), um projecto desenvolvido em torno da comunidade portuária de Leixões, com o objectivo de desmaterializar alguns dos processos mais importantes.

Neste projecto a USIC procedeu a um trabalho inovador com toda a comunidade portuária, introduzindo a utilização de UML para suportar a modelação formal do domínio do negócio, permitindo uma interacção rigorosa entre elementos do negócio e informáticos. A USIC levantou também os processos existentes e apresentou propostas de reformulação e optimização. Foi feito também o levantamento do estado da arte em termos tecnológicos neste domínio.

A USIC participou na especificação do novo sistema e acompanhou a implementação do mesmo. Finalmente a USIC definiu também um processo de certificação, que permite às software-houses do sector garantirem a conformidade com a solução definida.

No projecto PORTMOS a USIC estará envolvida em várias actividades, tais como o levantamento de requisitos, o estado da arte, a reengenharia de processos e a concepção e desenho.

Para mais informação sobre o projecto PORTMOS consultar o link: 20050531_MOPTC_Int_SET_Portmos.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.