N O T Í C I A S
USIC estuda Observatório de Mobilidade para a Região de Lisboa
A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) está a desenvolver um estudo para a implementação de um Observatório de Mobilidade na Região Metropolitana de Lisboa.
Um Observatório de Mobilidade é um instrumento para monitorização da mobilidade, permitindo gerar informação sobre a mobilidade e sobre o seu enquadramento; participar em exercícios de barómetros e/ou de benchmarking a nível nacional e internacional; e apoiar a planificação e a regulamentação dos transportes.
Constitui ainda uma base científica de suporte a estudos neste campo ou em interacção com outras áreas; apoia profissionais, entidades, empresas e governantes na sua actividade, no que diz respeito à mobilidade e pretende ser um instrumento de comunicação, potenciando mudanças de comportamentos e de padrões de mobilidade.
Em termos concretos, o Observatório será um Sistema de Suporte à Decisão, recolhendo dados de diversas fontes e produzindo indicadores que permitam medir a implementação de um estratégia de mobilidade e actuar, se necessário.
A metodologia proposta consiste em visitas a Observatórios de Mobilidade Internacionais - Madrid, Genebra e Génova; contactos com entidades nacionais do sector que poderão ser parceiros de um Observatório deste tipo; definição de Visão, Missão e Objectivos; determinação de Modelo e Plano de Negócios e de Arquitectura Empresarial; preparação de candidatura a programa de financiamento com vista à sua implementação e disseminação.
Este projecto está a ser co-financiado pelo Programa Operacional Regional Lisboa e Vale do Tejo (PORLVT) 2000-2006 e foi dinamizado no contexto da parceria europeia estabelecida entre Lisboa, Valência e Génova, no âmbito da Operação Quadro Regional MARE, liderada pela CCDR-LVT.
O acompanhamento está a cargo desta entidade e do IMTT - Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.
Este estudo está a ser realizado por uma equipa pluridisciplinar composta por elementos da USIC que asseguram a gestão do projecto e a componente de tecnologias de informação, por elementos da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) que asseguram a componente de avaliação da sustentabilidade económica, e por um perito do sector, António Pérez Babo.
Presentemente encontra-se em curso a definição do Modelo do Observatório. A equipa é coordenada por António Gaspar. |