N O T Í C I A S
UESP conclui projecto Kobas
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) concluiu recentemente o projecto KoBaS - Knowledge Based Customized Services for Traditional Manufacturing Sectors Provided by a Network of High Tech SME. Este projecto integrado para PME teve como principal objectivo revolucionar as práticas actuais no desenvolvimento e uso de equipamentos industriais através do recurso a novas ferramentas tecnológicas.
O objectivo final foi atingido com sucesso e consistiu em disponibilizar aos fabricantes de equipamentos produtivos um conjunto abrangente de novas soluções tecnológicas que possam ser instaladas em cada equipamento, tornando-os mais “inteligentes” e mais adaptados às necessidades de cada cliente (ao nível, por exemplo, da manutenção, utilização, gestão da produção, entre outros).
Da participação do INESC Porto destaca-se a solução desenvolvida de manutenção condicionada, cujo objectivo principal foi melhorar a disponibilidade e fiabilidade dos equipamentos através da constante observação da condição da máquina, previsão e diagnóstico de falhas.
A solução pode ser vista como um sistema integrado baseado em elementos sensoriais, algoritmos de processamento e interpretação de sinal e procedimentos de ajuda à decisão.
A combinação de tecnologia standard para a aquisição de dados com processos de Redes Neuronais para as funcionalidade de previsão, permitiu, de acordo com a opinião dos pilotos do projecto, o desenvolvimento de uma solução inovadora de manutenção com elevado desempenho e baixo nível computacional.
Neste projecto europeu estiveram envolvidos 21 parceiros de vários países europeus: universidades, institutos de investigação, empresas de base tecnológica e utilizadores finais.
O projecto terminou no final de Maio de 2007, tendo-se realizado a 23 de Maio uma sessão de divulgação dos seus resultados para empresas e associações industriais.
Esta sessão decorreu em Milão e teve como título “Novas tecnologias baseadas em conhecimento para a melhoria da competitividade de empresas industriais”. Foram apresentados os objectivos do projecto e casos de estudo de aplicação dos seus resultados do projecto.
Os resultados do projecto serão difundidos por uma rede constituída por empresas e entidades de Investigação e Desenvolvimento de que o INESC Porto faz parte.
A equipa do INESC Porto envolvida no projecto foi constituída por Américo Azevedo, Paula Silva, Ivo Relvas e João Cardoso.
|