N O T Í C I A S
INESC Porto com novo associado
No dia 3 de Novembro, o INESC Porto e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinaram um protocolo no qual estão regulados os termos do acordo de adesão, que veio estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades.
José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, e Baltazar Manuel Romão de Castro, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, presidiram à cerimónia.
O protocolo assinado entre as duas instituições veio definir a contribuição da FCUP para o património associativo do INESC Porto no contexto da sua adesão ao INESC Porto como associado e lançar a base para uma forma mais aproximada de cooperação institucional.
Após a assinatura do protocolo será constituída uma Comissão Mista com a missão de estudar e propor formas de colaboração em investigação científica, desenvolvimento, inovação, transferência de tecnologia e incubação de empresas, a fim de agilizar e aprofundar o relacionamento institucional entre a FCUP e o INESC Porto.
Recorde-se que a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem colaborado intensamente com o INESC Porto de várias formas, desde a criação do pólo do INESC no Porto em 1985 e após a autonomização do INESC Porto em 1998. A FCUP tem cedido recursos humanos, que participam nas actividades de investigação do INESC Porto, espaço e infra-estruturas.
Pretende-se, assim, alargar a outras áreas a fortíssima colaboração na área de optoelectrónica e dos sistemas electrónicos, na qual, para além da excelência de resultados científicos, foi desenvolvida tecnologia que permitiu a criação de uma empresa na área dos sensores de fibra óptica, para monitorização de infra-estruturas, a FiberSensing, que hoje desenvolve negócios nos mercados nacional e internacional.
Em termos de Património Associativo do INESC Porto, com a entrada dos dois novos associados (IPP e FCUP), as percentagens encontram-se divididas da seguinte forma: a Universidade do Porto com 40%, o INESC com 36%, a FEUP com 18%, a FCUP com 4% e o IPP com 2%. |