B O L E T I M Número 87 de Outubro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


Palestra de Roy Billinton sobre Fiabilidade em Sistemas de Potência e Energia Eléctrica

Imagem Principal Artigo

Considerado por muitos o “pai” da moderna análise de fiabilidade em Sistemas de Potência e Energia Eléctrica, Roy Billinton veio ao INESC Porto ministrar uma palestra subordinada a este tema no passado dia 10 de Outubro.

Destinada a especialistas e ao público em geral, esta palestra centrou-se nas aplicações práticas da avaliação da Fiabilidade no planeamento dos Sistemas de Potência e Energia Eléctrica. Técnicas e indícios básicos utilizados na avaliação da adequação de geração e transmissão compósita e sistemas de distribuição; reconhecimento da incerteza aleatória e epistémica na avaliação da fiabilidade de sistemas compósitos - ilustrados pela aplicação de um sistema de testes; e requisitos informáticos para avaliação de desempenho de previsão e desempenho passado no sistema de energia eólica - ilustrados através de dados utilitários canadianos - foram alguns dos temas em análise durante a discussão que seguiu a palestra.

Em conversa com o BIP, este cientista de craveira internacional mostrou-se muito impressionado com a actividade que INESC Porto desenvolve nesta área através da Unidade de Sistemas de Energia (USE), destacando a forte ligação entre investigação e indústria. Nas palavras de Roy Billinton, este envolvimento confere uma “maior profundidade e valor às soluções propostas pelos projectos do INESC Porto”, o que se traduz em ganhos para as duas partes.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.